Como aumentar a segurança com criptografia dos discos por Rafael Rabelo em Connarti
O artigo :Como aumentar a segurança com criptografia dos discos apareceu primeiro em:
ConnartiPor: Rafael Rabelo
Confira como criptografar discos e unidades externas. Reforce sua segurança com criptografia.
Em pleno século XX, a tecnologia vem invadindo cada vez mais nosso dia a dia. Computadores, celulares, tablets etc, são alguns,dos inúmeros, dispositivos que lidamos atualmente. Entretanto, uma questão sempre fica em pauta. A segurança dos nossos dados, como proteger dados e preservar a privacidade – ou pelo menos dificultar que sejam roubados – é o foco deste pequeno guia.
Vamos evidenciar a proteção de discos em computadores, pc, notebook, all-in-on entre outros, e mostraremos como adicionar uma camada a mais de segurança a seus dados.
Primeira dica: Criptografando discos locais
A criptografia se encarrega de torna todos os dados de um arquivo inlegíveis. A menos que tenha a chave para desfaze-la, não será uma tarefa fácil, rápida e nem barata descriptografar algo codificado.
Para ativar a criptografia no seu computador: Vá a Meu computador > Click com o botão direito encima do disco pretendido a criptografar > Selecione a opção Ativar BitLocker como mostra a imagem seguir:
Na segunda tela, você pode definir uma opção de desbloqueio a seu gosto. Geralmente usa-se a opção de senha e define. Defina as opções e click em avançar para iniciar a criptografia do disco em questão. Veja na imagem a seguir:
Já na próxima tela é oferecido algumas opções para salvar a chave de recuperação, usada para recobrar acesso a unidade caso seja esquecida a senha. Recomendo que salve e imprima. selecione uma alternativa e click em avançar para seguir ao próximo passo.
Neste ponto click em Iniciar Criptografia e aguarde o termino. O tempo pode demorar se houver muitos arquivos na unidade a ser criptografada.
Vale ressaltar que o processo BitLocker vem apenas nas versões após o Windows XP. Se você ainda esta com uma maquina anterior, como XP, não poderá efetuar a criptografia nos discos baseada no BitLocker.
Segunda dica: Criptografando discos externos (Pen Drives, HD externos etc)
Este caso é o mesmo procedimento citado acima. Você pode aplicar criptografia a diversos dispositivos de armazenamento – como pen drives, hds externos, players etc. Entretanto, é bom ressaltar que a criptografia pode impedir o funcionamento, leitura dos dados, em outros aparelhos. Um exemplo de incompatibilidade são os players, esses de musicas -mp3/mp4. Outro detalhe sobre um dispositivo criptografado, é a incompatibilidade com sistemas antigos, como Windows XP, e outros, como Mac e Linux.
Embora o procedimento seja igual a todos os dispositivos e computadores, há alguns que podem não ser reconhecidos como compatíveis – ou não reconhecer dispositivos -, por não ter o suporte ao TPM(Trusted Plataform Module), um chip integrado – um criptoprocessador – aos computadores, este armazena as chaves de criptografia com segurança. Podemos contorna esta limitação, sob pena de não conseguir descriptografar o disco em outra maquina(notebook, pc). Confira como desativar esta limitação a seguir.
Vá em iniciar e pesquise: “executar”, abra o programa. Opcionalmente aperte ambas as teclas: Win + R.
Ao realizar uma das opções acima surgira uma janela chamada “Executar“. Nesta digite: “gpedit.msc” e de Enter
Na nova janela que abrir navegue nas seguintes chaves:
Configurações do computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Criptografia de unidade de Disco BitLocker > Unidades do Sistema Operacional
Na lista de um duplo click em “Exigir Autenticação Adicional na Inicialização” e Habilite a opção como na imagem a seguir:
Após ativar, click em Ok e feche as janelas. Esta ativada a criptografia sem o TPM.
Marcadores: criptografia, segurança

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial