quarta-feira, 1 de abril de 2015

Conheça os feeds rss e atom


Praticamente todo blog hoje oferece um Rss ao seus leitores, aqueles que não o fazem  deveriam fazer, visto que esta é uma maneira  ótima de fidelizar leitores.

 Assim como é interessante para o leitor receber novidades por meios como e-mail muitos gostam dos feeds.
Nosso blog oferece feeds para conteúdo geral, comentários e categorias, ao final de cada post, na barra lateral direita  você encontra diversos feed sRss. Aproveite o post e assine nosso feed.
Assinar Rss
Em outro site falei do mesmo assunto em um post bem mais recente, confira no link O que é rss
Embora o Rss e Atom sejam muito populares,  ainda há aqueles que não sabem do que se trata, então eu vou descrever as principais diferenças, para que servem e como se tirar  proveito disto.

Feed

Feeds são as fontes onde se encontram os dados a serem lidos, na verdade feed e rss são quase a mesma coisa(superficialmente), se aprofundarmos um pouco mais, vamos descobrir que Rss é a linguagem usada para escrever os feeds, ou seja: usando Rss fazemos os feeds, que é o que assinamos nos sites e blogs da vida. Os feeds são concedidos pelo próprio site, e geralmente todo blog tem feeds e mesmo que não esteja a vista para clicar, eles estão la.
A vantagem de assinar feed é de não temos que ficar abrindo site por site para ver o que foi atualizado, e graças a isso economizamos tempo.
Os feeds podem ser enviados completos ou parcialmente, fica a critério do administrado do site. Muito embora quem assine os feed não queira ter que acessar o site para procurar conteúdo, ainda há aqueles que dispoem seus feeds parcialmente, ou seja, você só lê todo conteúdo se abrir a pagina.

Rss

Se trata de uma tecnologia/linguagem cuja  a sigla significa: Really Simple Syndication(ver 2) . Esta tecnologia  se encarrega de que os feeds sejam lidos, para então mostrar as atualizações mais recentes, sem que o usuario tenha que abrir o navegar e visitar site por site.
Em diferentes versões o significado da sigla Rss mudou, e quando falamos em Rss nos referimos a todos:
  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)
Para assinar um feed  precisa de um leitor/agregador, que é o responssavél por armazenar os feeds que o usuario escolheu assinar e mostrar as atualizações deles.
Há muitas opções de leitores pela internet, o mais famoso é o Google reader (Atualização 31/03/2015: Não é mais, foi descontinuado), e se você já tem uma conta Google já pode logar e usar. Usuários do navegador Opera têm um leitor de feed  embutido no navegador,algo que esta faltando por ai, e para os Smartphone, opção é o que não falta, uma rápida pesquisa por Rss nas lojas retorna paginas e paginas de opções.
O Rss é representado pelo logo da imagem abaixo Ao lado, em qualquer lugar que você ver este logo, já fique sabendo que se trata de um link rss.


Atom

Este não se trata de uma sigla como é o caso do Rss, mas no geral faz a mesma coisa, é uma linguagem para ler e escrever informações online.
O Atom assim como o Rss utiliza a mesma linguagem base, o XML,  e chega a ser mais robusto que o Rss.
Geralmente os leitores/agregadores não tem restrição alguma ao Atom ou ao rss. Visto que ambos são subcategorias do XML, basicamente escrevem na mesma língua em suas fontes web, e suas regras são semelhantes as linguagens convencionais.
De tudo que foi dito, fica  óbvio que a grande vantagem em assinar um Rss é  em esta recebendo atualizações dos seu sites e blogs favoritos e sem ter que abrir nenhum deles para ficar procurando o que tem de novo.
Para o blog ou site, a fidelização é uma ótima forma de garantir leitores, embora pareça que estes leitores não farão mais diferença, eles vão estar recebendo conteúdo e sempre vão interagir com o que lhes agradar.

Resumindo tudo: Usar feeds é como ter seus favoritos e saber o que esta havendo de novo  neles.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial