quinta-feira, 19 de março de 2015

Manual do cliente, como ser um cliente por Rafael Rabelo em Connarti

O artigo :Manual do cliente, como ser um cliente apareceu primeiro em:

ConnartiPor: Rafael Rabelo

Cliente


Ser cliente pode pode parecer fácil para você, mas já pensou na ma impressão que você pode deixar quando não se porta como um cliente deveria.


Para boa parte das pessoas quando entram em uma loja, se sentem como uma rainha entrando em seu castelo, onde todos a bajulam, se curvam e largam tudo que estão a fazer. O que vamos mostra é que não é bem assim, afinal já tem varias “rainhas” que estão la antes mesmo de você chegar na rua da loja.


Em minha temporada com comercio e vendas eu percebi o quanto o ser humano é baixo quando se vê como possível comprador de qualquer coisa, em pouco mais de dois anos eu colecionei situações que mal pude acreditar estar vendo quando as vi e certamente me fez desmerecer muito o comportamento do brasileiro como cliente.


O manual do cliente se resume a uma única palavra, RESPEITO, o que falta a maior parte de nós quando vamos a uma loja comprar algo, pode ser aquele aparelho que estava de olho já a algum tempo ou mesmo um lápis, o fato é que interrompemos as pessoas que já estão sendo atendidas, e achamos ruim de ter que esperar que alguém que chegou antes de nó seja atendido da mesma forma que queremos ser.


Incrivelmente como basta um pouco de dinheiro ou um cartão de crédito para que alguém vá a uma loja, movimentada ou não, e la já entre com a ideia de que todos que já estão ali não devem ser atendidos até o fim, isso é muito comum com pessoas pouco acostumadas a comprar, ou mal acostumas, creio que sim pois em quase 100%  das pessoas com alto poder aquisitivo se revelaram extremamente educadas e respeitosas em suas compras, eu vi isso na pratica, atendi donos de grandes empresas, celebridades e estrangeiros pessoas que são extremamente ricas e livres da obrigação de pedir desconto. Sempre tive uma experiência que deixou surpreso no ramos comercial, afinal o que eu sabia era que, gente rica era chata e metida, e o que eu vi foi o inverso, quem estava mais no inicio das classes médias eram pessoas extremamente desagradáveis, não generalizo mas a maioria eu afirmo.


Com tudo eu tirei algum tempo para apurar os dados colhidos no meu ultimo ano, e saber de onde vem exatamente a maior mal educação.


Eu colhi no decorrer de um ano e meio muitas anotações, embora algumas eu tenha perdido, ainda sim cheguei a um numero total de 207 atendimentos que pude fazer um relatório para gerar os gráficos abaixo.


Mulheres 79%


Homens 21%



Intrigante, mas o fato é que as mulheres apresentam maior desrespeito em um atendimento, seja com quem estar a atender ou com outros clientes em atendimento.


 


Até $100,00 Reais 35%


entre $100,00 e $500,00 Reais 2%


entre $500,00 e $1.000,00 Reais 22%


entre $1.000,00 e $2.000,00 Reais 23%


entre $2.000,00 e $4.000,00 Reais 9%


entre $4.000,00 e $10.000,00 Reais 5%



Incrível, mas o fato de pessoas com valores abaixo entre 100,00 e 500,00 reais serem baixos é pelo fato de a maioria não precisar de um atendimento de vendas, isso gerou um menor numero em pessoas com este valor e consequentemente um porcentagem menor na pesquisa, pessoas com compras abaixo de 100,00 reais foram testadas em um segmento em que precisaria do atendimento para fazer a compra, e o resultado foi bem diferente.


Em uma colheita mais longa eu conseguiria reunir mais atendimento a estrangeiros para mostrar uma classificação por pais, mas não se tem um volume significativo aqui, o que eu pude constatar  foi que dos 5 países dos quais tive contato com visitantes, Argentina, Irã, Estados Unidos, Alemanha e Canada todos eles refletiam costumes, assim como o brasileiro é mal educado há outros que também são:


  • Argentina:  Extremamente mal educados quando são pegos por rotinas idiotas de lojas(Em especial as mulheres).

  • Irã : Educados e generosos, Agradecem e se despedem com espontaneidade.

  • Estados Unidos: Extremamente civilizados, educados e diretos, questionam as rotinas idiotas mas as fazem sem exaltações.

  • Alemanha: Educados e bem formais, não questionam sem pensar antes, chega a ser difícil atende-los adequadamente.

  • Canada: Muito educados,  Semelhante ao Estados Unidos.

Claro que sempre esperamos que quem visite o o Brasil seja educado, é normal que seja, mas os vizinhos nem sempre são assim.


Ser um bom cliente é uma tarefa difícil em um pais que não protege a educação, certamente não será por nós mesmo, mas se você acha que é um bom cliente, de uma olhada na lista a seguir sobre o que um cliente não deve fazer e certifique-se.


  • Roubar o direito de atendimento alheio

    Nada de parar o vendedor quando ele vai buscar um item para alguém que já esta sendo atendido, isso acontece quase sempre com a pessoa sabendo que o vendedor se afastou para pegar algo.

  • Interromper

    Muitos cliente chegam a interromper a resposta que um cliente esta recebendo bem ao meio, e algo muito feio mesmo, e vi este comportamento culminar em briga no meio da loja.

  • Pedir atendimento nulo

    Sabe quando alguém não consegue escolher e pede uma ajuda ao vendedor?, e então fica recusando todas as opções apontadas como se já tivesse escolhido algo, mas na verdade já viu tudo, não gostou de nada, e sequer devia ter pedido ajuda.

  • Fazer leilão

    Isso é feio, mas é comum, a frustração dele é recompensante quando esse tipo de cliente leva um não.

  • Comparar loja virtual com loja física

    Este tipo de comparação mostra extrema ignorância, não é uma boa questionar que no site o preço é um e na loja é outro, há ainda clientes que se acham lesados de estarem em uma loja física e não poderem pagar o mesmo que em uma loja virtual, site é site e loja é loja, são dois locais e você pode conferir um comparativo entre loja fisica e loja virtual no post a seguir
    Loja física vs loja virtual

  • Citar opções

    Quando vem alguém e fala: “tal lugar é mais barato”, e em vez de ir no tal lugar e comprar fica a chorar com o vendedor, outra forma de provar extrema ignorância. Se sabe que há um lugar mais barato e não vai la comprar é porque sabe que não sairá mais barato ou até mesmo não deve ter o produto la.

  • Perguntas idiotas

    Perguntas do tipo: “Esta case de 14″ cabe no de 15″?”, “Qual a diferença ente este de 8 e o de 16 Gb?” sim! é com imensa tristeza que afirmo que coisas assim acontecem, o pior é que sobe o espirito de tolerância Zero imediatamente no atendente.

Basicamente todo cliente sabe o que deve fazer alem de pagar, que é fala no minimo um obrigado, sabemos que não somos obrigados, mas acredite, que as lojas também nãos são, e mesmo assim boa parte dos atendente agradecem a você pela sua presença.



 

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial