As melhores ideias para investir em um negócio:Marketing por Rafael Rabelo em Connarti
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ConnartiPor: Rafael Rabelo
O marketing é umas dos pilares de qualquer negócio, não se consegue bons resultados ser um bom marketing, confira as melhores idéias de marketing para investir em um negócio.
Ter um bom marketing encima de produtos ou serviços é algo de extrema importância, só dizer que deve-se investir em marketing não é uma grande ideia, já que qualquer um sabe da importância deste investimento, mas o ponto ao qual vamos é em como fazer um bom investimento, quais as formas fazer marketing e como elas podem se ajustar ao seu negócio.
As formas de fazer marketing são muitas, citar todas aqui sairia do foco, mas usaremos algumas para gerar um bom exemplo de uso.
Conhecendo o Marketing
Marketing é basicamente um processo pelo qual podemos determinar se um produto ou serviço será interessante ao consumidor, para isso é preciso conhecer bem o consumidor e o mercado em si.Ter uma estratégia de publicidade é a arma usada para explorar este mercado.
Poderia dizer que ao fazer anúncios em jornais e distribuir folhetos estou a fazer marketing, mas definitivamente não, talvez apenas publicidade de maneira errada, marketing é muito mais, assim como um carro em si é muito mais que o volante. Para fazer marketing precisamos antes de mais nada de um projeto que vai definir pontos críticos e suas soluções.
Projetos de marketing
Quando ouvimos falar de campanha de marketing devemos saber que esta campanha segue um projeto de marketing desenvolvido por um profissional de marketing, neste projeto temos definições de vários items que vão definir o sucesso da campanha.
Ter um projeto é um ponto a mais no investimento, ele vai definir muitas metas e dizer como elas devem ser concluídas para que os resultados sejam atingidos, como uma meta é concluída é mais importante que a própria conclusão desta meta.
Metas
Metas em marketing, são objetivos definidos por um projeto, sempre que vamos fazer algum tipo de marketing, as mestas devem ser apresentadas, como exemplo abaixo.
- Campanha de Marketing X
Objetivo: Difundir um nome X, associa-lo aos produtos “A” e “B” e captar novos clientes em uma região onde o nome tem pouco valor.
Meta 1->Difundir um nome associando aos produtos “A” e “B”
Meta 2 -> Atrair novos clientes.
Meta 3 -> Fidelizar clientes.
Para cada meta que for apresentada, são geradas varias rotinas para concluir esta meta, essas rotinas variam muito, tudo depende da meta assim com as metas dependem do objetivo da campanha, e uma campanha pode ter vários objetivos juntos. No exemplo anterior definimos algumas metas, vamos ver a melhor forma de concluir a meta 1.
Difundir um nome e associar este nome a um produto ou serviço é tarefa da publicidade, a publicidade vai definir vários outros critérios para outros objetivos gerados, Na Meta 1 definida acima, podemos aplicar os seguintes canais e formatos para diversas formas de publicidade.
Meta 1 -> Publicidade Online local – Publicidade Audível local – Publicidade Áudio visual – Promoção
Com estas definições, fazemos fácil o restante, definimos um produto ou serviço a promover, realizamos promoções físicas locais, vinculamos anúncios audíveis sobre as promoções e reservamos a publicidade áudio visual com maior foco em promover nome, a publicidade online fica por conta de levantar a marca e fidelizar clientes por um solução web.
Falamos um pouco sobre investir em uma solução web anteriormente, recomendamos a leitura no link a seguir.
Dicas para investir na web
Claro oque não é tão simples assim para um profissional de marketing, pois há ainda muita coisa a ser levantada antes de por uma campanha para funcionar, e antes de investir em marketing temos de levantar tudo que possa ajudar ou atrapalhar nosso investimento, o que não falamos antes é que você deve conhecer também seus concorrente e seus cliente assim como os clientes do seu concorrente e isso pode mudar as metas e como elas serão atingidas mas certamente não mudara o objetivo de uma campanha.
Idéias para investir
Assumindo que você tenha contratado um projeto de marketing o normal é apenas segui-lo, mas se você não tem um projeto e não pode investir em algo do tipo ainda, pode achar interessante o investimento em alguma das opções de veículos de divulgação abaixo.
- Impressos
Impressos como folhetos ou panfletos podem sem bem resultante. - Online
Atualmente uma excelente forma de aplicar publicidade, mas é preciso algum conhecimento. - Áudio-visual
Defino este como os comerciais em TVs e monitores tais como os de ônibus.
É importante que mesmo que você não tenha um projeto, ter definido objetivos, orçamentos e público a ser atingidos, é uma forma de proteger seu investimento, supondo que você definiu alguns pontos já mencionados veja como aplicar algum marketing a este publico. Vamos supor que temos uma fabrica de balas, chicletes e doces, e vamos ao marketing.
- Publico infantil
Certamente não teremos bons resultados deste publico com carros de som, panfletos ou radio, o certo é saber onde anda seu publico e em que horas, com isso podemos direcionar alguns anúncios em jogos de celular ou até mesmo no horário infantil de algum canal, o detalhe aqui é que este publico é consumidor final, então apresentamos os produtos diretamente para eles, um website também ajuda mas tem que ser com foco neste publico. - Publico adulto
Não é o publico chave para o nosso produto, mas certamente ele também consome ou compra para que o publico alvo consuma, o que vale para este publico é criar laços de confiança, Toda propaganda deve reforçar valores que formam uma melhor imagem da empresa.
Investir em marketing é o motivo do sucesso para muitas empresas, quando sabemos do valor do marketing não deixamos de fazer nunca, e quando sabemos como funciona, colhemos sempre ótimos resultados e ganhando muito mais do que investimos.
Efetividade do marketing
A efetividade do marketing é uma variável, tudo depende de como foi feito, se você seguir as dicas apresentadas certamente terá um marketing efetivo, mas para gerar resultados melhores ainda é importante fazer um marketing planejado como mencionado antes. de qualquer forma é interessante citar algumas formas de marketing que podemos aplicar nós mesmos no nosso dia-dia e ressaltar como isso ira nos ajudar.
- Cartão de visitas
Um ótimo meio de divulgar, cartões de visita podem ser entregues pessoalmente sempre que temos contato co pessoas no dia-dia, funciona como contato pessoal assim como associa alguém com quem se teve contato pessoas a uma empresa, sempre carregue com você alguns e tenha em mente que os que você entrega devem ter uma boa qualidade, serem limpos e objetivos, e não devem parecer um mini panfleto. - Bindes
Brindes são sempre interessantes para clientes, o ideal é tentar restringi-los a quem se liga ao seu negócio, ex. um cliente acaba de fazer uma compra, entregue a ele um brinde. A não ser que você tenha algum foco especifico a atingir com brindes você pode usar muitas opções, canetas, chaveiros, réguas, Pen drives e muito mais. - Calendários/folhinhas
São muito procurados em comércios locais, dependendo do tipo de negócio pode ser entregue no local ou na casa do cliente, a vantagem é que este pode ser distribuído da mesma forma que os brindes ou juntos. - Material Personalizado
Personalizar tudo que é entregue é uma ótima forma de espalhar sua marca e nome. - Adesivos
Muita gente gosta de adesivos, se um cliente ganhar um provavelmente ele ira usa-lo, esta forma de divulgação pode ser feita diretamente no local do negócio ou entregue na casa do cliente. - Agendas e similares
Agendas, blocos e similares são sempre utilizados, entregue em mãos aos seus clientes
Há ainda muitas outras formas de fazer marketing, podemos fazer no dia-dia com pouco custo ou investir em campanhas mais elaboradas, o certo é que podemos e devemos.
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