segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Viagem ao mundo 3D

cinema 3d

Este é um post basante diferente do que muitos de nós estamos acostumados, este post tem um foco muito especial e educacional, principalmente para artistas 3D.

Falarei sobre o mundo 3D, que atualmente vem sendo muito explorado, o que para muitos é só uma febre, uma ideia erradíssima! E eu explicarei o porque.

E o por que deste ser um post especial? Antes de lhes explicar convido lhes a assistirem o vídeo abaixo.


Pixar – One man band



Para quem esta envolvido na área ou é designer, filmes como Ice Age, 2012, Shrek entre outros são um “colírio” e em poucos segundos recebem uma definição de “Superproduções”, aos mais leigos parece algo que compense a fila do cinema e o preço de estreia dos ingressos, e realmente sim! Por se tratar de verdadeiras Superproduções 3D com efeitos impressionantes e de altíssima complexidade e realismo.


Ilusão 3D


Hoje quando vamos ao cinema temos duas opção de salas para assistir aos filmes, a convencional e as salas 3D, mas afinal como funcionam estas salas 3D? Assim como nossos olhos capturam duas imagens, uma em cada olho, a ilusão 3D vista nos filmes são geradas de maneira parecida, e podem ser percebidas de duas formas, uma delas são os conhecidos óculos 3D, e outra é através de óculos obturadores LCD.

Nos óculos 3D cada lente tem uma polarização, enquanto o filme é emitido em duas polarizações,uma para cada olho ,e o óculos tem a tarefa de permitir que só seja possível ver a imagem direcionada a sua polarização e anular a outra, isto gera um efeito 3D muito interessante.

Os óculos obturadores são semelhantes aos óculos 3D, a diferença é que eles tem painéis que estão sincronizados com o filme projetado , e mostram as imagens corretamente para cada olho, estes são mais eficazes!.


Oculos 3d de cinemas Óculos 3d de cinemas


Mercado 3D


O uso do 3D no mercado está sendo muito explorado, hoje não são só jogos e filmes 3D que geram renda, uma rapída pesquisa pode te revelar muito mais sobre esta área.

Foi se o tempo em que se comprava um imóvel e só podia ver sua planta em linhas pretas e confusas, hoje já temos profissionais que executam construções com um notebook ao lado, auxiliando nas medidas e calcúlos, junto com um modelo 3D do imóvel. É possível ver como vão ficar os móveis no apartamento quando ele ficar pronto e saber como ficara o acabamento, dentre outra coisa.

Em algumas clinicas de estética/plastica o cliente pode se ver antes da cirurgia, bastando um rápido escaneamento para gerar sua imagem poligonal, e esta estará pronta para receber alterações de forma e mostra o antes e depois, antes mesmo de ser feito. São tantas as áreas que fazem uso de ferramentas 3D que não caberia aqui se eu fosse listar todas, dentre estas áreas, até a web tem aderido aos recursos 3D, podendo rodar jogos direto no navegador e criar sites com aspectos 3D, boa parte deste conteúdo é gerado por ferramentas como o Flash da Adobe, desde pequenos banners até jogos inteiros estão sendo disponibilizados.


Arsenal de Produção 3D


Em praticamente toda produção hollywoodiana ao menos 10 programas de do tipo desgn são usados, seja para edição, tratamento visual, criar informações legíveis, efeitos ou até propriamente todo o filme.

Em filmes 3D o processo de criação é totalmente virtual e dispensa atores e cenários, as possibilidades são infinitas e cada dia são mais explorada.

Ferramentas de modelagem são fundamentais pra criar o “tudo” do mundo 3D, estas ferramentas são complexas e poderosíssimas, através delas é possível modelar qualquer coisa que exista e que não exista. Veja uma pequena lista das ferramentas mais usadas em produções 3D.


Ferramenta de modelagem


Autodesk Maya


Usado em filmes como, Shrek, Avatar e Toy Story, esta ferramenta é muito usada para animação e assina incríveis produções. Inclusive esta é a ferramenta que eu adotei para meus trabalhos.

O maya também é usado em jogos, inclusive em God Of War, que dispenssa qualquer comentario,pois se trata de uma obra de arte em todos os aspectos.


interface de criação do Autodesk Maya interface de criação do Autodesk Maya


*Clientes (A Autodesk não publica tais dados)


 


Autodesk 3D Studio Max


Usado em produções como ,Residente Evil , Assassin`s Creed, Far Cry, GTA, Word Of Warcraft, The Elder Scrolls … Este software também é muito usado na criação de maquetes eletrônicas, pois importa arquivos CAD nativamente, logo ele se torna preferido por engenhiros e desenhista técnicos. Alem dos games o 3dsMax também é usado em filmes e assim como o Maya, tem poderes ilimitados de criação, só esta limitado a sua criativdade.


interface de criação do 3d studio max(3dsmax) interface de criação do 3d studio max(3dsmax)


*Clientes (A Autodesk não publica tais dados)


 


Maxon Cinema 4D


Usado em produções tais como: Crônicas de Narnia , Guerra dos Mundos e Beowulf, o Cinema 4D é bem visado por produtoras para filmes e games, tem um mercado bem estável e não fica atrás dos demais. Esta ferramenta tem em destaque o seu renderizador e o BodyPaint que é uma ferramenta que permite pintar diretamente no modelo, uma ferramenta bem evoluída quanto os concorrentes


interface de criação do interface de criação do Cinema 4D


Clientes


 


Newtek Lightwave


Usado em produções como Piratas do caribe e Harry Potter, o Lightwave é Igualmente poderoso aos demais, este software carrega uma gama de produções em seu portifolio, e é muito bem aceito no mercado 3D, algumas produtoras adotaram esta ferramenta para grandes projetos, como pode ser visto no link abaixo que mostra o que ja foi feito com o Lightwave.


interface de criação do Lightwave interface de criação do Lightwave


Clientes


 


Estes são alguns dos programas de modelagem mais utilizados no mundo 3D, existem muitos outros e inclusive um gratuito e do mesmo nível que as ferramentas pagas, se trata do blender, que pode ser baixado gratuitamente no link abaixo.
Blender


 


Renderizadores


Renderizadores são ferramentas que se encarregam de gerar a imagem final . Baseado em cálculos de algoritmos e nas configurações atribuídas a cena 3D pelo designer, o renderizador é capaz de gerar imagens com níveis de realismo impressionantes, dentre a grade quantidade de coisas a se calcular, os renderizadores calculam iluminação, refração, reflexão, relevo, difusão e muito mais, graças a tanta simulação física uma imagem realista pode atingir facilmente o tempo de um dia para ficar totalmente renderizada, agora imaginem um filme que no mínimo tem 1h e em cada segundo leva no mínimo 24 imagens(frames).

Neste ponto do post é que eu vou explicar o porque de ser errado dizer que hoje o 3D é moda, pois todos estão usando. Antigamente a tecnologia de processadores não era o suficiente para o mundo 3D, e ainda não é! porém o que temos hoje (Intel core i7 de 8 núcleos) pode acelerar o tempo de renderização 3D em até 10 vezes ou mais, o avanço das ferramentas trouxe grandes facilidades na expressão por técnica(que eu chamo de arte), e mostrou a indústria que por um custo menor pode se aderir a falta de limitação, ou seja, não esta na moda, esta em conta usar o que era almejado desde sempre.

Hoje os últimos filmes dos estúdios Lucas Art. usam todo o arsenal disponível e sem sombra de duvidas mostram um trabalho muito mais sólido, diferente de antes onde serie a Star Wars já teve de usar batatas para simular meteoros, lógico que tudo foi feito com grande maestria pelo estúdio dono da saga Star Wars.

Vou listar alguns renderizadores conhecidos no mercado.


Maxwell


Este renderizador é baseado em uma técnica que gera iluminação baseada na física real e seu processo de renderização é infinito, podendo o usuário parar o processo ao momento que achar melhor.

Observe a imagem abaixo, e note como a iluminação é bem simulada.


Renderizado com Maxwell Render Renderizado com Maxwell Render


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Mental Ray


Este é um renderizador muito forte no mercado, sua característica é a quantidade imensa de configurações disponiveis que dificultam um pouco o aprendizado, mas revela grande poder aos olhos.

Observe a qualidade da imagem gerada pelo Mental Ray na imagem abaixo.


Renderizado com Mental Ray Renderizado com Mental Ray


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Final Render


Imagino que este é um nome familiar aos designers, mas não para os leitores leigos na área, pois bem, o Final Render trata-se de um renderizador poderosíssimo! Este renderizador ficou no armário por um bom tempo sem novas versões e não acompanhou a concorrência que evoluía bastante, em 2009 ele surgiu em nova versão, mostrando seu potencial ao renderizar o filme 2012.


final_render_render


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Detalhamento


O detalhamento de imperfeiçoes é essencial ao 3D pois sem detalhes o realismo fica comprometido.

No processo de detalhamento de superfícies as ferramentas utilizadas são as conhecidas ferramentas de escultura digital. através delas o artista pode adicionar ranhuras, relevo, rugas, ondulações entre outros detalhes. Como eu disse antes, a tecnologia de processamento esta em um nível que permite grandes produções, e graças a isto temos filmes,jogos e imagens que usam as ferramentas de escultura para somente incrementar a qualidade dos seus trabalhos.

Listarei as duas principais ferramentas, que são largamente utilizadas em trabalhos profissionais.


 


ZBrush


O ZBrush é a ferramenta mais usada no mercado, não que seja a melhor, pois tudo depende do artista.

Esta ferramenta deu um toque em incríveis produções como The Elder Scroll V, Avatar, Piratas do caribe e muitos outros


Composição zbrush Composição zbrush


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Mudbox


Omudbox é uma ferramenta semelhante ao ZBrush, porém menos usada que o concorrente, desde que foi comprada pela autodesk seu mercado aumentou bastante e o Mudbox já esta presente em muitos projetos profissionais como, Alan Wake. Medal of Honor e Avatar, dentre outros mais recentes. A aquisição da autodesk expandiu bem o uso do Mudbox por ter uma melhor integração com os demais produtos.


Composição mudbox Composição mudbox


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Pós Produção


A pós produção é essencial a toda produção, seja de um filme de uma musica ou até mesmo de uma foto, no mundo 3D o processo de pós produção é fundamental e indispensável.

Listarei duas ferramentas de pós produção usadas por produtoras e estúdios.


Photoshop


Esta ferramenta é famosa! é ela a responsavél por tirar celulites,pintas, rugas, espinhas,cabelo,gordura e até roupa, não há revista hoje que nao tenha umas pinceladas do photoshop.

Na area 3D o photoshop é altamente útil, para gerar mapas, texturas, skins e muito mais, em um filme 3D de carros por exemplo é provavel que toda a arte desenhada no carro tenha sido auxiliada pelo photoshop.

Veja o trabalho abaixo que usou : Photoshop, Maya, Body Paint, Shak e Zbrush


Composição mista, photoshop, maya, bodypaint e zbrush Composição mista, photoshop, maya, bodypaint e zbrush


 


After Effects


O After effects é como um photoshop para videos, esta ferramenta é quem da aquela enfase a uma produção 3D, é ela quem gera efeitos complexos como fogo, fumaça, destroços, entre muitos outros.

Eu selecionei um vídeo muito interessante para vocês terem um exemplo do que pode ser gerado pelo After Effercts.



Fazendo as coisas


Muito foi mostrado seobre as ferramentas usadas no mundo 3D e pouco se sabe como e onde vemos o uso delas em produções, por isso eu selecionei Trêis making of , um de filme e outros dois de jogos.


Estes video mostram muita coisa do processo de criação de um ambiente 3D interativo, onde o usuario pode explorar o ambiente, abrir e fechar portas, e controlar um ou mais personagens. Os personagens reagem também com dinamica e realismo, o que traz uma grande ideia de realismo.


O primeiro video é do jogo Residente evil 5 e mostra a captura de expressões faciais e câmeras virtuais



Este segundo video detalha o uso dos recursos 3D no filme Resident Evil Degeneration, que diferente dos ultimos filmes da série, foi produzido de maneira a lembrar mais o jogo ,usando cenarios e personagens totalmente 3D.

Neste video temos uma ideia de como são geradas as animações, podemos ver o que os profissionais rodam a animação em baixa qualidade para ter uma prévia de como esta ficando a animação,para então refinar os movimentos.

Podemos ver como são capturados os movimentos e como é o “cenario” de um filme em 3D.



O terceiro video trata-se de uma das maiores obras da industria de games,God of War, um jogo que teve seus cenarios e personagens criados no maya, e no decorrer do video é possível ver que varios software são utilizados na produção 3D.

Este making off aborda desde da história e concept arts até o processo de criação dos cenarios. Durante o video muitos artistas comentam sobre seus trabalhos e como são feitas as coisas no projeto.


Comentarios


Este post na verdade resume muita coisa, pois afinal o mundo 3D é imenso demais para um só post, mas de certa maneira este post é muito útil para iniciantes, curiosos e até mesmo para quem já é da área.

Eu como designer deixo a vocês que se interessam pela arte:

Se dediquem pois é muito difícil ter um bom domínio sobres as ferramentas, e se você deseja realmente ser um designer gráfico, não perca tempo, comece a desenhar, rabiscar e imaginar, o segredo do sucesso de um designer não é seu domínio sobre a ferramenta mas sim como você usa esta ferramenta para expressar sua arte.



Viagem ao mundo 3D

blog ConnartiPor: rafael Rabelo

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