terça-feira, 29 de março de 2011

PHP para Iniciantes parte 2

Nesta segunda parte do artigo falarei sobre a lógica.
lógica!! o próprio nome te da uma idéia do que é,esta parte é de grande importancia a qualquer pessoa que queira programar, então se possivél aprofunde-se na lógica e tenha um bom dominio do assunto, isso ira garantir que você desenvolva soluções com muita facilidade em PHP e em “qualquer outra linguagem”, pois o dominio para desenvolver em uma linguagem esta quase todo em ter pensamento lógico.
Neste ponto não irei me aprofundar muito,pois isso foge do foco do assunto,porem eu recomendo que se haja aprofundamento neste assunto. O que lhes passarei é o basico para podermos prosseguir.
então vamos la!


Lógica lógica

Quando organizamos uma sequencia de pensamentos para atingir algum objetivo, já estamos tendo um programamento lógico,de certa maneira podemos explicar tudo que acontece com a mente humana de uma maneira lógica,toda ação e ração seja ela automática ou não, segue uma lógica.
Tentar enteder e explicar como você realiza suas ações é um ótimo exercicio para desenvolver a lógica, tendo um dominio dela, ira te  ajudar não só  que você conssiga desenvolver  aplicações,mas tambem te livrara de ficar doido em momentos emergenciais da vida,momentos em que você fica se  perguntando: “o que eu faço?, e agora? como isso funciona? qual sera a opção certa?…”,esta lógica(humana) é muito vistana pscologia(não que eles a estudem, mas se vc atentar vera ela la), se você  entender bem a lógica você tera um salto de vida.Repare como um vendedor te dobra,como um psicologo te explica algo que você sentiu,como um  programa reage a suas ações.

Ressaltos

lógica -> Técnica de encadeamento dos pensamentos que visa cumprir um objetivo.
Sequencia lógica -> Passos executados para atingir um objetivo.
Instruções -> uma ação a ser executada.

Lógica pratica
Para chegarmos as um objetivo,como foi dito, precisamos de uma sequencia lógica,para fazer uma sequencia lógica  teremos de seguir as  instruções,e é lógico que devemos seguir uma ordem lógica de instruções,parece complicado né, tanta coisa lógica, mas vou dar um exemplo.
Para podermos beber agua fazemos a seguinte sequencia lógica

01 pegar o copo ->02 ir até o filtro ->03 colocar o copo embaixo da torneirinha->04 abrir a torneirinha ->05 esperar o copo enxer ->06 fechar a torneirinha
->07 levar o copo até a boca->08 beber a agua.

esta sequencia é lógica porque realiza instruções em ordem lógica para atingir um objetivo, não seria a mesma coisa se estas instruções fosem colocadas  aleatóriamente,por exemplo, troque qualquer instrução de lugar e veja se o objetivo (beber agua) sera atingido.
Agora darei uma exemplo de como desenvolver um contador de execução,onde os dados ficaram em um arquivo (acesso.txt)
01 abrir arquivo acesso.txt -> 02 ler conteudo do arquivo -> 03 somar + 1 ao conteudo lido -> 04 substituir conteudo do arquivo pelo conteudo lido -> 05 fechar arquivo
Observe agora como fica um código gerado em php com base na sequencia acima.

01$arquivo = fopen("acesso.txt","r");
02
03$conta_num = fgets($arquivo);
04
05fclose($arquivo);
06
07$arquivo = fopen("acesso.txt","w");
08
09$conta_num = $conta_num + 1;
10
11fwrite($arquivo,$conta_num)
12
13fclose($arquivo);

Note que para gerar o código PHP você precisara conhecer a sintaxe da linguagem, porém com o que eu já falei, alguns talvez  só de analisar  scripts já vão conseguir  desenvover algumas coisas com PHP, mas eu recomendo que leia o próximo post.
Uma postagem mais recente e revisada deste mesmo artigo pode ser acessada através do blog connarti

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial