PHP para Iniciantes parte 1
Uma postagem mais recente e revisada deste mesmo artigo pode ser acessada através do blog connarti
Neste post, e outros, irei deixar uma introdução ao PHP, que todos sabem que é uma linguagem fortemente usada para criar web sites interativos e dinâmicos. Usarei uma linguagem de fácil entendimento, visto que este artigo se destina a iniciantes .
Introdução
Sobre o PHP
O PHP é uma linguagem que permite ao programador criar Web sites dinâmicos, trazendo a quem navega uma experiência de interatividade em tempo real.
Com o PHP o desenvolvedor pode criar desde simples formulários como os de e-mail, até salas de bate papo online, lojas virtuais e sistemas que interagem com Bancos de dados.
Os scripts PHP são executados diretamente no servidor e os resultados aparecem na tela do usuário, com a vantagem de não deixar o código a vista, isto significa segurança, e de segurança não há o que se queixar do php, segurança, estabilidade e velocidade.
Para quem já trabalha com linguagem de programação C/C++, notará uma certa semelhança entre as linguagens
e diferente de outras linguagens o PHP vai no HTML o que gera um melhor entendimento do código.
Breve História do PHP
Em 1994 pelo americano Rasmus Lerdorf, a princípio ele usou a linguagem para saber quem estava vendo seu curriculo online, este uso limitou apenas a ele mesmo,já em 1995 ficou disponibilizada uma versão que veio a ser utilizada por terceiros,conhecida como “Personal Home Page Tools”,e baseava-se num sistema de interpretação não muito sofisticado.
Em meados de 1995 Esta linguagem foi reformulada e rebatizada de PHP/FI, esta nova versão continha um interpretador de formulários HTML e o suporte ao SQL.
Em 1997, o PHP já estava em cerca de 50.000 sites e já estava na terceira(PHP 3) versão , deste ponto, o PHP já não era mais trabalho para apenas uma pessoa, que então passou a ser mantido por uma equipe de desenvolvedores, e não só por eles pois o PHP é código aberto, por isso pode contar com contribuições de usuários em volta do mundo.
No fim de 1998 Ganhou mais popularidade e já contabilizava mais de 100.000 sites a usar o PHP ,passado algum tempo o PHP já estava em 1.000.000 (Um milhão!!) de sites, hoje deve tar maior ainda e se encontra na versão 5( PHP 5).
Onde está o PHP
Não é dificil ver sites que usem o PHP, basta você lembrar dos mais famosos em qualquer área, mas para ver mesmo onde é usado o PHP basta olhar, você vera formulários(sempre que vc se registra ou loga em algum site tem um),salas online,forums,sites de pesquisa,relacionamento etc…
Basicamente o PHP está onde existe interação do site com o cliente.
Logo abaixo você pode ver que existe alguns campos que te permitem comentar este artigo, pois ali tem código PHP que vai processar os dados que você fornecer da maneira definida pelo desenvolvedor.
Uma postagem mais recente e revisada deste mesmo artigo pode ser acessada através do blog connarti
Marcadores: info, php, programação

0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial